LGPD produto de prateleira?
- michele4241
- 14 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Adequação à LGPD é produto de prateleira?
A resposta é não!
A implantação de um Programa de Compliance e, da mesma forma, a consultoria especializada para implementar a conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados, não devem ser vistos como produtos de prateleira. Precisam ser customizados para cada organização.
“N” são as variáveis que tornam o compliance e LGPD especiais e únicos: nível de amadurecimento da cultura ética da organização, número de funcionários, número de filiais, natureza da empresa (Poder público, S/A, familiar, pequena, média, grande, autônomo, etc), tamanho da empresa, enfim, há diversos fatores que alteram substancialmente a execução dos trabalhos.
Pode se falar em ações mais simples, como por exemplo, adequar apenas documentos (contratos, termos de consentimento, políticas internas, etc) e aí encontrar sim muita gente vendendo a adequação à LGPD como produto de prateleira para organizações distintas. Algumas cláusulas contratuais por exemplo podem até envolver certo grau de padronização, entretanto, não há como discutir outras sem entender o ciclo de vida do produto da empresa a ser adequada ou então sem compreender como aquele contrato é executado desde seu início até o encerramento do ajuste.
Então, CUIDADO!
É muito importante entender e esclarecer tudo que será apresentado como resultado final do trabalho de implantação de LGPD na sua empresa para não comprar gato por lebre.
Kommentare